Neste ano de 2015 a Olimpíada Maranhense de Química, que é a 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Química para estudantes do ensino médio terá sua primeira fase se realizando nos dias 12 e 13 de Junho.

 

As inscrições, a exemplo do ano de 2014 serão feitas através do site www.obquimica.org ou http://maranhão.obquimica.org no período de 02.05 a 09.06.2015. Os professores representantes das escolas que já possuem cadastro podem acessar o site neste período e inscrever os seus alunos. Quem ainda não possui cadastro, pode se cadastrar desde já no site, mas as inscrições somente no período mencionado. Para se cadastrar, basta clicar nesta opção no rol à direita da página e efetuar o mesmo.

 

Podem ser inscritos todos os alunos da escola, que fica responsável pela inscrição dos alunos no site. As provas desta primeira fase são realizadas na própria escola. A matriz da prova é enviada e a escola se responsabiliza pela impressão, aplicação e correção.

 

Nesta etapa os alunos fazem prova referente ao conteúdo da série anterior à qual estão estudando. Alunos do 3º ano fazem prova com conteúdo do 2º ano e assim por diante. São 15 questões de múltipla escolha, contando somente as questões com acertos.

 

Como esta primeira etapa é na própria escola e os alunos concorrem apenas com os seus colegas de colégio, não há problemas quanto ao dia escolhido, 12 ou 13 de Junho.

 

Após a aplicação, no dia 08 de Junho, será encaminhado o gabarito oficial para a correção das provas, que deverá ser feita pela própria escola. Após a correção, deve ser encaminhado para o e-mail maranhao.obquimica@hotmail.com a relação dos 30 alunos que representarão a escola na 2ª fase – 10 alunos do 1º ano, 10 alunos do 2º ano e 10 alunos do 3º ano. O prazo limite para envio da relação dos alunos é o dia 30 de Junho, uma terça feira.

 

A 2ª fase se realizará na data de 15 de Agosto, sábado, no horário das 14:00 às 17:00hs, em locais estabelecidos pela coordenação estadual após o recebimento das relações de alunos. Os locais de prova serão divulgados até 30.07.2015.

 

Nesta etapa os alunos fazem prova referente ao conteúdo da própria série na qual estão estudando. Como as olimpíadas do conhecimento são uma forma de aprofundamento e descoberta de novos talentos para a academia e a ciência, sugerimos aos professores / coordenadores das escolas participantes que preparem os alunos classificados para um melhor desempenho na 2ª fase. Nesta fase são 15 questões de múltipla escolha, com penalização por questão errada. Cada questão errada anula uma certa.

 

Os 20 melhores alunos de cada série serão agraciados com medalhas de ouro(05), prata(05) e bronze(10), de acordo com sua nota de classificação. Para a terceira fase (nacional) ficam classificados os 20 melhores alunos medalhistas do 1º e do 2º ano, que representarão o Maranhão no ano de 2016.